Flag - Jasper Johns

Flag. 1954–55, MoMA, NY
 
Ao tomarmos como referência o trabalho "bandeira", entenderemos, por conseguinte, a importância dos questionamentos de Jasper Johns para a Pop e toda a história da arte.

A Pop tem entre suas principais características a utilização das imagens populares, ícones da sociedade de consumo e da cultura de massa, então, ao voltarmos nossos olhos para Johns e seus trabalhos, veremos que ele se apropriava de imagens bastante difundidas, mas que em suas obras perdiam o significado.

Como descreve Solomon "A bandeira é a espécie de imagem tão frequentemente exposta que nos tornamos cegos a ela." A superabundância da exposição das imagens faz com elas não nos perturbem ou comova: torna-se banal.

No Trabalho de Johns ainda é muito importante a pictoriedade e a textura, e, com imagens tão corriqueiras, às quais não conferíamos nenhum significado, nossa atenção volta cada vez mais para a superfície da bandeira ou o conjunto de formas geométricas espessas, nos trazendo à tona a tensão entre a pintura e o objeto real, ele não representa uma bandeira, apresentava uma. Esse tratamento das imagens o colocou como a grande referência do movimento da Pop Art.

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!