Visto para Mianmar

Antes da viagem realizada em 2016 para a Ásia, tinha visitado o continente em 2013 e 2014, mas Mianmar não entrou no roteiro em razão do pouco tempo disponível para conhecer muitos lugares e também em virtude da dificuldade para obter o visto (a maioria das pessoas pediam em Bangkok).

Para facilitar a vida do viajante, desde 2015 o país começou a emitir o visto online (na mesma época que a Índia) e passei a pensar com mais entusiasmo em visitar a Birmânia. Na última semana de agosto vi uma promoção para a Tailândia e adquiri a passagem para o fim de setembro. Com um mês para organizar o roteiro, pedi o visto no dia seguinte da compra. Tinha uma única certeza: visitaria Bagan, a cidade com 2 mil templos, em Mianmar (ou Myanmar, Burma, Birmânia).

O primeiro passo é acessar o site http://www.evisa.moip.gov.mm/NewApplication.aspx#. Na primeira página você vai preencher o tipo de visto - o de turista custa 50 dólares, depois a nacionalidade e o mais importante: a cidade que será sua porta de entrada no país. É bom ter uma ideia do que quer visitar antes de escolher. Não sei se antigamente só entrava pela capital, Yangon, mas encontrei essa informação em alguns blogs. Hoje o site disponibiliza 6 opções (3 aeroportos). Meu objetivo era conhecer Bagan, logo, optei por Mandalay, por ser a cidade mais próxima (4/6 horas de van), mas Yangon tem mais opções de voos, por exemplo, e tem ônibus noturno (10 horas) até Bagan. Antecipo que a Airsia tem um voo diário de Bangkok para Mandalay, mas para Yangon existem mais opções em outras companhias aéreas.



Na segunda página, você preenche dados pessoais, como nome, gênero, data de nascimento, ocupação, endereço, onde pretende se hospedar (coloquei um hotel e depois decidi ficar em outro), e-mail (por onde chegará seu visto), telefone, dados do passaporte, perguntam se contratou alguma agência e se leva criança. Depois basta fazer o upload de uma foto 4.6 cm x 3.8 cm (peguei uma foto minha e coloquei nesse padrão no Fireworks).
 

Depois você preenche os dados do cartão de crédito e pronto. É só aguardar. Em 2 (dois) dias recebi um e-mail com o visto anexado em PDF e a seguinte mensagem:

Dear Sir/Madam,

We would like to inform you that your visa application has been approved and approval letter has been issued. Please print out this document and present at the Myanmar Immigration upon arrival. This printed document is required for you to enter Myanmar and is valid up to 90 days from the date of issue.

Thank you,
Ministry of Labour, Immigration and Population
Em resumo, avisam que o visto foi aprovado e pedem para que apresente o visto impresso na imigração. Depois de expedido você tem 90 dias para entrar no país.

No controle de imigração não fazem qualquer pergunta, basta apresentar o documento de entrada e saída do país (normalmente entregam no avião) preenchido, o passaporte e o visto impresso. Apenas carimbam o passaporte com a data de entrada e o tempo que pode permanecer.

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!