Tallinn, a capital da Estônia (2ª parte)

A cidade antiga de Tallinn, na Estônia, é considerada patrimônio mundial da humanidade pela Unesco. No dia anterior conseguimos caminhar por toda Old Town em quase 3 horas, mas deixamos para ver os pontos turísticos pormenorizadamente no dia seguinte.
Vista de um dos mirantes

Existe o “Tallin Card”, que dá direito a entrar em quase todos os monumentos e museus, além de transporte. Tem a opção de 24h (36 euros plus ou 25 euros normal), 48h ou 72 horas. https://www.visittallinn.ee/eng/visitor/tallinncard/attractions-offers

Não adquiri o Tallin Card, mas se tivesse um dia livre talvez fosse uma boa opção, pois inclui passeios em lugares distantes do centro, como o Kadriorg Palace, Tallin City tour de ônibus, Estonian Open Air Museum. Na cidade antiga há a opção de visita à torre da prefeitura (Town Hall), Hellemann Tower, a torre da Catedral, Maiden´s Tower.

O restaurante do hotel, onde era servido o café da manhã, estava lotado. Em princípio, só encontrei a mesa com comida e pensei que não tivesse pães e frios. Depois de algumas viagens no "currículo" passei a me adaptar à comida local, logo, peguei feijão, batatas fritas, salada e voltei pra mesa. Assim que sentei vi meu amigo com pão. A mesa com pães e frutas estava do lado oposto. Então peguei pão, maçã, café, depois comi iogurte. O refresco era industrializado e horrível. 

Anotei duas opções de "Free Walking Tour", ou seja, um tour gratuito que é realizado caminhando. É comum dar gorjeta no fim do passeio. Tinha um tour indicado pelo site Tripadvisor (saídas às 9h e 15h) e o tour oficial (saída às 10h30) do site "Visit Tallinn". Optamos pelo tour oficial, pois a saída era um pouco mais tarde no turno da manhã. Pedi para meu amigo encontrar o ponto de partida (na frente do Memorial em Freedom Square). Ocorre que não olhou no google maps! No dia anterior passamos numa praça que parecia um memorial de guerra e achou que era ali. Sem me comunicar sobre o achismo, seguimos até o local. Deu 11h e não apareceu ninguém. Só quando cheguei no hotel fui buscar o local e vi que ficava a 1km de onde estávamos! Eu mesma deveria ter pesquisado.

Os pontos turísticos que visitamos são os seguintes:

St. Olaf´s Church (Igreja de São Olavo)

A igreja tem a maior estrutura medieval da cidade e recebeu o nome do rei norueguês Olav II Haraldsson. Os registros datam de 1267. Era uma das principais igrejas do país e desenvolveu sua própria congregação formada por comerciantes e artesãos escandinavos e poucos estonianos.

Alexander Nevsky Cathedral 

Aproveitei o horário e assisti a missa na igreja ortodoxa russa ricamente decorada, que foi construída em 1900 no Monte Toompea, quando a Estônia fazia parte do Império Russo. A igreja tem um conjunto poderoso de sinos, totalizando 11, incluindo um de 15 toneladas. O interior é decorado com mosaicos e santos. Em razão da missa, não podia fotografar no interior.



Lembrancinhas para minha mãe

Maiden Tower 

Foi mencionada pela primeira vez em 1373 e já foi reconstruída inúmeras vezes, mas a arquitetura ainda é baseada no desenho histórico. Era uma zona de defesa medieval, depois passou a ser residência, hoje é um café. Dizem que é uma torre assombrada!

Danish King Garden

O jardim nasceu de uma lenda que diz que este é o local onde uma bandeira caiu do céu durante a invasão dinamarquesa, mudando o curso da batalha em favor do Rei Valdemar II, mais tarde essa bandeira virou a bandeira nacional da Dinamarca. O reinado dinamarquês durou mais de um século em Tallinn e no norte da Estônia. Há três esculturas de monges instaladas nos jardins.







Niguliste Museum - Saint Nicholas Church

A igreja construída em 1230 foi convertida em museu. Fundada por imigrantes alemães da Ilha de Gotland antes mesmo da construção das muralhas da cidade antiga. Sobreviveu aos saques da Reforma em 1523, mas não teve a mesma sorte na Segunda Guerra Mundial, quando foi bombardeada. Após seus restauro, em 1980, se tornou um museu especializado em arte religiosa. Na sua coleção podem ser vistos retábulos, lustres barrocos, etc.



Tallinn Saint Mary Cathedral (Dome church)

A catedral foi construída em 1233 e tem lápides datadas do século 13 e 18. Os visitantes podem escalar a torre barroca onde fica o sino e tem 69 metros.


Muralhas do centro histórico

São 20 torres defensivas e 1,9 km de muros originais. Tallinn possui uma das muralhas medievais mais preservadas da Europa, que é o grande charme da cidade. A construção começou em 1265 e tinha 2,4 km no século 16 e incluía 46 torres. Algumas torres se converteram em museus e outras têm programação de aventura para as crianças.

Uma feirinha instalada em uma das muralhas de Tallinn

Mirantes



Flower Market

É uma rua na entrada da muralha da cidade antiga com floriculturas.






Town Hall Square (Praça Central)

Esta praça sempre foi o centro da cidade antiga, desde a Idade Média. Tem o formato de um quadrado e no verão é preenchida por cafés ao ar livre, além de receber alguns festivais medievais, feiras e shows. No inverno se torna um mercado de Natal.


Toompea Castle (Parlamento)

O castelo foi construído entre o século 13 e 14 e a fachada barroca foi adicionada entre 1767 e 1773. Os governantes e conquistadores da Estônia foram moldando e reforçando a construção de acordo com suas necessidades. Hoje é a sede do parlamento. O azul, o preto e o branco da bandeira podem ser vistos. Há excursões gratuitas diariamente, que devem ser reservadas com antecedência. 


Ruas de Old Town

A bandeira da Estônia
Quando a fome apertou, entramos num supermercado Rimi localizado dentro da Cidade Antiga. Tivemos sorte, pois as fatias de pizza estavam saindo do forno naquela hora e pegamos uma sidra (2,20 euros). Lanche rápido, saboroso e barato. Optamos em comer no hotel.

Pizza e sidra
Depois passamos algumas horas visitando os shoppings da região. Meu amigo experimentou e comprou várias roupas na H&M do Postimaja Shopping. Aproveitei em comprei lembrancinhas pra minha mãe, irmã e sobrinha. Pelo preço cobrado, vale levar pouca roupa e e ir comprando pelo caminho. Em seguida, entramos na loja New Yorker, do mesmo shopping, que vende roupas com preços a partir de 2 euros. Na frente tem outro centro comercial, o Viru Keskus Shopping Centre, bem maior que o outro e tinha diversas lojas de grife, mas os preços não eram atraentes. Voltamos ao hotel, que ficava a uns 5 minutos caminhando.

Já passava das 21:40 horas quando nos demos conta que estávamos com fome. Então procurei um restaurante bom e barato que estivesse aberto naquele horário. Escolhi o "Kompressor", que é especializado em panquecas. Caminhamos rápido, pois fechava às 23h, mas o céu ainda estava claro. Pedi uma panqueca de salmão e queijo defumados (5 euros), que foi servida com sour cream. Para acompanhar uma sidra de pera (2,50 euros). O restaurante é um achado. A panqueca era tão grande que não consegui comê-la inteira.

Panqueca e sidra
No terceiro dia em Tallinn, seguimos para uma viagem bate-volta até Helsinque, que contarei em um "post" apartado. No retorno, levei um susto ao ver a boate na esquina do hotel, pois se chamava "Madonna Bar" (sou fã da cantora). Dei uma olhada da porta, pois o strip tease-bar (homens se despiam) estava vazio, e vi uma decoração com quadros. No hotel ainda pesquisei para saber se era um local bem avaliado, mas todos reclamavam até da bebida. Os bares de strip-tease ficam abertos nas ruas principais sem a menor cerimônia.
Depois foi o momento de arrumar a mala, pois no dia seguinte pegaríamos novamente o ônibus da LuxExpressque sairia da rodoviária às 10h, rumo a Riga. A corrida de Uber custou 5 euros. 

Você também pode gostar

0 comentários

Experiências incríveis!